5 dicas de como limpar portas e janelas de alumínio

As portas e janelas de alumínio são uma das opções mais utilizadas atualmente, devido a versatilidade, resistência e custo-benefício do material. Mas você sabe como limpar portas e janelas de alumínio? Para que possa fazer uma correta manutenção e aumentar a durabilidade, separamos algumas dicas de como limpar portas e janelas de alumínio.

Dicas de como limpar portas e janelas de alumínio

Essas sugestões vão te ajudar a manter suas portas e janelas mais bonitas, pois evita que o material perca o brilho ou assim como ajuda a tirar manchas e marcas de sujeira, gordura ou poeira. Confira esse passo a passo que preparamos para você limpar as janelas e portas de alumínio! 

1 – Comece tirando a poeira

Antes de começar a limpeza mais pesada, passe um pano multiuso ou flanelas macias em toda a extensão da porta ou janela de alumínio. Você também pode usar essa prática no dia a dia, tirando a sujeira superficial constantemente e deixando a limpeza mais pesada para fazer quinzenalmente ou semanalmente dependendo do ambiente. 

2 – Método de limpeza: água e sabão 

A primeira dica importante é sempre realizar a limpeza com uma mistura de água e 

detergente para roupas ou sabão em pó. Utilize o lado macio da esponja ou um pano, nunca use esponjas de aço, pois elas podem riscar a sua porta ou janela. 

A limpeza deve começar sempre de cima para baixo, evitando que a sujeira escorra para partes que já estão limpas. Depois, basta enxaguar com água limpa e remover todo o sabão. Ao final, você pode remover o excesso de água com um pano seco e limpo, isso vai ajudar a dar brilho também.

No ambiente externo, você pode contar com uma mangueira ou usar baldes de água para facilitar a limpeza. 

Dica extra: comece sempre pelo lado de fora e depois limpe a área interna. Isso porque o jato de água da mangueira pode levar resíduos para o lado de dentro e você precisaria limpar novamente. 

3 – Frestas e arestas  

Sabe aqueles cantinhos da janela em que a sujeira acaba acumulando? Por serem áreas difíceis de alcançar, muitas vezes acabam sendo esquecidos na hora da limpeza. 

Uma boa dica é usar uma escova de dentes velha junto com uma solução feita: 

  • 3 colheres (sopa) de saponáceo cremoso;
  • 3 colheres (sopa) de água morna. 

Misture os ingredientes, umedeça a escova com a mistura e passe nos cantinhos, esfregando com cuidado. Em seguida, basta passar um pano limpo umedecido e retirar o produto e a sujeira. 

Importante: Não utilize objetos pontiagudos para limpar esses cantinhos, pois eles podem arranhar o alumínio. 

4 – Brilho e polimento do alumínio 

Limpeza feita, agora é a hora do toque final: polimento! Existem polidores próprios para alumínios que você pode encontrar em qualquer supermercado. Basta aplicar o polidor em um pano seco e macio e passar em toda a extensão do material. Além de dar brilho às suas portas e janelas de alumínio, você também cria uma película protetora que evita o acúmulo de sujeira. 

5 – O que não utilizar na hora de limpar alumínio

Para obter um bom resultado, é fundamental nunca utilizar removedores ou produtos abrasivos, pois isso pode danificar o alumínio. Entre os principais produtos de limpeza que são proibidos para limpar alumínio estão:

  • Removedores;
  • Ácido muriático;
  • Acetona;
  • Cloro;
  • Alvejantes;
  • Soda cáustica; 
  • Éter. 

Além dos produtos, é importante lembrar que você não pode utilizar lixa, palhas de aço, objetos pontiagudos ou cortantes, pois eles podem riscar o material. 

Você pode utilizar um produto específico para limpar suas portas e janelas de alumínio. Nesse caso, siga todas as instruções e recomendações do fabricante.

Alumínio corroído ou oxidado: o que fazer? 

O alumínio é um dos materiais mais duradouros e resistentes para portas e janelas. No entanto, a falta de manutenção pode danificar o material. A maresia, por exemplo, acelera o processo de oxidação, portanto, eles devem ser limpos com frequência para que isso não ocorra. 

Se o alumínio da sua janela ou porta já estiver danificado, você pode aplicar saponáceo cremoso em uma esponja macia e esfregar algumas vezes. Água morna e sabão neutro também ajudam a retirar a oxidação. 

Leia mais: Janela de alumínio: conheça as vantagens

Dicas extras para limpar portas e janelas de alumínios

Por fim, confira mais algumas dicas extras para limpar portas e janelas de alumínio com eficiência: 

  • Sempre afaste móveis e cortinas antes de começar a limpeza, pois os produtos utilizados pode causar manchas nesses objetos; 
  • Use luvas para fazer a limpeza, assim você preserva a sua pele e evita manchas ou machucados enquanto faz a limpeza; 
  • Se você mora em apartamento, tome cuidado para a sujeira da sua janela não cair nas janelas do vizinho. Neste caso, o ideal é só utilizar um pano úmido com produtos e não jogar baldes ou jatos com a mangueira. 

Para saber outras dicas e informações sobre esquadrias de alumínio, siga a Inovar também no Instagram

Conte com a Inovar Esquadrias de Alumínios

Quer renovar a sua casa com esquadrias de alumínio? Para isso, você precisa contar com uma empresa que seja comprometida e reconhecida no mercado por oferecer portas e janelas com alto padrão de qualidade.

A Inovar Esquadrias de Alumínio é uma empresa com muitos anos de experiência que oferece diversas opções de janelas de alumínio para atender as necessidades dos seus clientes.

Tenha ambientes confortáveis e protegidos com as janelas de alumínio. Para maiores informações, solicite o seu orçamento.

newage

Leave a Comment
Share
Published by
newage

Recent Posts

O que são as portas pivotantes e quais suas vantagens?

As portas pivotantes são escolhidas por arquitetos e designers de forma quase unânime, quando se…

3 anos ago

Fechamento de áreas: conheça mais sobre essa técnica

O fechamento de área, sacada ou varanda normalmente é feito com vidro temperado, o que…

3 anos ago

Como funciona construção com Steel Frame

Quem convive no meio da construção sabe que a tecnologia Steel Frame tem sido muito…

3 anos ago

Qual utilidade das portas integradas?

As portas integradas são uma excelente opção para implementar na sua casa, visto que elas…

3 anos ago

Aplicações do alumínio na casa

O alumínio é um metal versátil, amplamente empregado na construção civil. Pode ser aplicado em…

3 anos ago

Por que escolher o alumínio?

Muita gente não sabe, mas o alumínio está presente em muitos dos materiais que usamos…

3 anos ago