Como muitas pessoas não sabem que o alumínio é muito simples de manter bonito e brilhante o cliente acaba realizando a limpeza de forma errada, utilizando assim produtos altamente corrosivos, como: cloro, sabão em pó, detergente e água sanitária.
No entanto, esses produtos ao invés de limpar acabam prejudicando a qualidade da pintura ou anodização aplicada no alumínio, assim a esquadria acaba ficando com a aparência de velha e a pintura ou anodização queimada.
Segue abaixo algumas dicas para manter sua esquadria sempre em ordem e com aparência de nova:
- Utilize uma flanela ou um pano macio, ambos secos para evitar manchas;
- Limpe e lave com água sem adição de produtos químicos;
- Para retirar sujeira ou detritos de pássaros lave com água e sabão de coco, enxaguando e secando;
- Para apagar manchas de tinta a óleo, graxa ou massa de vedação, passe um solvente tipo Thinner, com muito cuidado, pois ele também é prejudicial a sua esquadria se utilizado em excesso;
- Nunca utilize qualquer tipo de palha de aço;
- Não remova as massas de vedação aparentes (silicones ou poliuretano) aplicadas nas esquadrias e em suas junções com o revestimento externo. Essa massa de vedação não deverá ser removida em caso algum.
- Observe atentamente as canaletas entre os trilhos das portas de correr das esquadrias de alumínio, conservando-as sempre limpas e desobstruídas, a fim de evitar que o seu entupimento, em dias de chuva, provoque retorno de água e ocasione infiltrações laterais nas portas, manchando a parte inferior das paredes.
- Após toda a limpeza adequada sem a aplicação de produtos químicos, poderá então passar vaselina liquida em toda a esquadria, para dar a aparência de peça nova.
LEMBRE – SE
Se você mora numa zona urbana ou rural, no mínimo, a cada 12 meses e se mora numa zona marítima ou industrial, no mínimo a cada 3 meses essa limpeza deverá ser feita.
fonte: manteze